13 de set de 2010

Fotografia Documental - Pesquisa: Fotógrafo Robert Capa

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia - ULBRA
Fotografia Documental - Prof.: Fernando Pires
Pesquisa: Fotógrafo Robert Capa



Robert Capa

    Nascido em 22 de outubro de 1913, o fotógrafo húngaro Robert Capa foi um dos mais importantes nomes da fotografia de guerra. De 1931 a 1933 estudou Ciências Políticas na Universidade de Berlim. Trabalhou como assistente em um laboratório fotográfico e ainda em 1933 mudou-se para Paris, onde deu início a sua carreira como fotógrafo.

  Cobriu as seguintes guerras: Guerra Civil Espanhola, Conflito Sino-Japonês, Segunda Guerra Mundial, Guerra Árabe Israelense e a Primeira Guerra de Indochina.

   Em 1936, se tornou conhecido em todo o mundo por causa da foto abaixo, que mostra um soldado no exato momento em que é executado, até hoje é uma das imagens mais discutidas, muitos duvidam da sua autenticidade e acreditam que foi encenada.




   Capa dizia que se as fotografias não são suficientemente boas, é porque não se está suficientemente perto. E foi assim, tentando chegar mais perto da imagem desejada que foi morto, pisando em uma mina, na Guerra de Indochina em 1954.

   Em 1947, juntamente com mais outros fotógrafos, Robert Capa fundou a agência de fotografia Magnum, uma das mais importantes até os dias de hoje.










Nenhum comentário:

Postar um comentário