15 de nov. de 2010

Fotografia Documental - Fotoetnografia

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia - ULBRA
Fotografia Documental - Prof.: Fernando Pires


Fotoetnografia

 Consiste na utilização da fotografia como linguagem principal ou complementar em um trabalho etnográfico, tendo o poder de registrar e memorizar fielmente os momentos, fazendo com que se torne um documento. É de extrema importância que o profissional que irá realizar o trabalho seja capacitado tecnicamente (para que consiga encarar as mais diversas situações que poderá encontrar em campo), e que tenha um vasto conhecimento antropológico e etnográfico sobre o assunto a ser registrado, mas ao mesmo tempo deve tomar cuidado para não perder o foco.                
   Inicialmente o fotoetnógrafo deve estabelecer uma relação de transparência com o universo que deseja estudar, onde o diálogo e a observação se tornam fundamentais. A iluminação da cena é outro quesito que deverá ser analisado profundamente e o uso do flash é descartado nesse tipo de fotografia. Deve-se fazer o registro fotográfico aos poucos, evitando a pressa, pois ela pode prejudicar o resultado pretendido.

  Nesse segmento, planejamento, produção, sensibilidade e respeito são essenciais, pois é um momento de troca de experiências entre o fotoetnógrafo e o grupo social estudado, que contribuirá para o conhecimento e difusão de diferentes culturas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário