2 de nov. de 2010

Fotografia Documental - Olhar, Sem Ver - Ensaio Sobre a Cegueira

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia - ULBRA
Fotografia Documental - Prof.: Fernando Pires
Filme: Ensaio Sobre a Cegueira


Olhar, Sem Ver

  Ensaio Sobre a Cegueira, filme de Fernando Meirelles - 2008 , baseado no livro de mesmo nome de José Saramago, nos mostra uma cidade afetada por um surto de cegueira, que, além de contagiosa, surge com características um pouco diferentes das já conhecidas.
  Os infectados são levados até um local, para que fiquem em quarentena, e lá são submetidos a viver situações cruéis e de extremo abandono. Conforme o progresso da doença, o caos instala-se na cidade, fazendo com que as pessoas percam o entendimento do que é certo e errado, e o instinto pela sobrevivência individual prevalece.
  Apenas uma mulher não contrai a doença e prefere esconder esse fato da maior parte das pessoas, mas decide unir-se a um grupo de infectados em busca de uma solução para o problema ou na tentativa de sobreviver de uma forma mais digna e com condições mais humanitárias.
  O filme provoca um reflexão, não sobre a doença em si e as suas causas, mas sim no despreparo das pessoas em lidar com uma situação de vida inesperada, e que as levam a ter que confiar no próximo para viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário